De modo geral, os bebés adquirem capacidades relativas à coordenação do seu próprio corpo. Tornam-se mais móveis entre os 6-9 meses, aprendendo a gatinhar e a sentarem-se sozinhos.
Saiba mais…
Entre os 6-9 meses, os bebés sofrem especiais progressos na comunicação. Tal refere-se à compreensão do seu próprio nome a pedidos com uma palavra, mas também a conseguirem expressar-se com gestos simples e consoantes.
Saiba mais…
Aos 6 meses de idade, o período de amamentação exclusiva recomendado termina (OMS, 2009). Isto significa que ao bebé são gradualmente apresentadas outras fontes alimentares de modo a satisfazer o consumo calórico requerido de cerca de 600kcal por dia. Para um ajuste suave, é recomendado começar com refeições com apenas um ingrediente (ex. uma peça de fruta específica, um vegetal ou um cereal) e aumentar tanto a quantidade de comida como a variedade na refeição passo a passo. Simultaneamente, a textura deverá ser lentamente alterada de puré para alimentos esmagados ou cortados (OMS, 2009). Com esta idade, a vitamina B12, o iodo e o selénio são nutrientes altamente benéficos. Enquanto a vitamina B12 está maioritariamente envolvida em importantes processos de isomerização, o iodo é particularmente importante para o desenvolvimento do cérebro do bebé e o selénio fortalece o seu sistema imunitário.
Saiba mais…
Entre os 6-9 meses, as principais etapas motoras são:
(Bartolotta e Shulman, 2010: UNICEF, n.d.; Universidade de Pittsburgh, 2015)
VoltarRelativamente ao desenvolvimento cognitivo, os bebés entre 6-9 meses:
(Bartolotta e Shulman, 2010: UNICEF, n.d.; Universidade de Pittsburgh, 2015)
Voltar