Etapas do bebé da conceção ao primeiro aniversário


A gravidez e o primeiro ano de vida são períodos cruciais para o desenvolvimento de um ser humano. Durante este tempo, os bebés sofrem enormes mudanças e passam por muitas etapas essenciais. O ritmo é exclusivo de cada criança: uma criança pode atingir uma fase mais cedo, outra mais tarde. Também não é raro que, ocasionalmente, os bebés sofram um retrocesso numa ou outra capacidade. Subsequentemente, muitas etapas que são definidas – assim como as recomendações para os nutrientes de apoio relacionados – constituem apenas um guia. Deverá ser sempre considerado que é a tendência que importa: um bebé deverá progredir de uma etapa para outra de um modo bastante contínuo. Geralmente, os atrasos no alcance de certas etapas não significam que o bebé estará avançado ou atrasado no futuro.

SVG mit img Tag laden

Gravidez


Por natureza, a gravidez é um processo muito complicado: em aproximadamente 40 semanas, o corpo e cérebro percorrem inúmeras fases de desenvolvimento e estabelecem as bases para um ritmo de crescimento saudável.

Saiba mais…


0-3 meses


Na transição do útero para o mundo exterior, os recém-nascidos precisam adaptar-se ao seu novo ambiente. A maturação de reflexos básicos como o sugar e o engolir são essenciais.

Saiba mais…


3-6 meses


O bebé cresce e aprende depressa: enquanto os ossos e músculos fortes são construídos e os primeiros dentes começam a aparecer, o bebé reconhece e imita os seus primeiros padrões comportamentais.

Saiba mais…



6-9 meses


Dado o progresso do seu desenvolvimento cognitivo, o bebé compreende cada vez mais a comunicação verbal e começa a desenvolver competências comunicativas, como a resposta a gestos.

Saiba mais…

9-12 meses


Este período inclui duas grandes etapas do bebé: com ajuda, o bebé começa a dar os primeiros passos e a dizer as suas primeiras palavras. Isto claramente aumenta a independência, o que pode também ser observado noutras situações da vida quotidiana.

Saiba mais…

12 ou mais meses


Com o primeiro aniversário, o bebé entra na frase de criança, caracterizada por um maior nível de independência. O andar e a capacidade de participar numa comunicação mútua são, nomeadamente, as suas próximas grandes conquistas.

Saiba mais…

Mais sobre Crescimento natural